ACISSP/CDL IMPLANTA OUVIDORIA DO COMÉRCIO PARAISENSE
20/05/2022
ACISSP/CDL IMPLANTA OUVIDORIA DO COMÉRCIO PARAISENSE

A ouvidoria da ACISSP/CDL é a primeira do estado de Minas Gerais a ser implantada com ouvidor certificado e departamento estruturado para promover a aproximação com seus associados e consumidores locais.

A ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) implantou o serviço de Ouvidoria do Comércio Paraisense com o objetivo de aproximar a entidade de seus associados, acolhendo as demandas e promovendo a melhoria dos processos internos e ao mesmo tempo ser um canal para que os consumidores das empresas locais tenham um espaço para apresentar reclamações, críticas, sugestões e elogios.

A ouvidoria é muito popular entre os órgãos governamentais, onde a sua criação e funcionamento são obrigatórios. Nas organizações privadas o setor é responsável por lidar com as reclamações que não foram resolvidas pelo atendimento ao cliente ou que podem gerar consequências negativas para as empresas.

O objetivo da Ouvidoria do Comércio Paraisense é justamente captar essas insatisfações que não foram resolvidas de imediato e buscar uma solução para a demanda apresentada pelo consumidor. Ouvindo a reclamação apresentada pelo cliente e entendendo o contexto da situação, o ouvidor buscará de forma discreta, imparcial e sigilosa a resolução do caso para que o reclamante tenha sua situação resolvida e a falha, caso seja confirmada, possa gerar um processo de melhoramento dentro do estabelecimento comercial de forma a evitar que a questão volte a se repetir.

O objetivo da ouvidoria também será de aproximar a associação dos empresários para que ela também capte insatisfações ou problemas que possam ter acontecido do atendimento ou serviço disponibilizado pela ACISSP/CDL junto aos seus associados, de forma que a mesma lógica de diluição do conflito, resolução da demanda e melhoria da instituição possam ser aplicadas.

Um assessor da ACISSP/CDL participou de um curso de gestão de ouvidoria promovido pela Escola Nacional de Administração Pública, órgão ligado à Controladoria Geral da União e de treinamentos, formação e certificação pela Associação Brasileira de Ouvidores e Ombudsman, entidade representante e regulamentadora da classe no país.

“O objetivo é sempre manter a ACISSP próxima dos seus associados e esse é mais um serviço que estamos implantando. As redes sociais cada vez mais presentes no dia a dia das pessoas pode ser um catalisador de reclamações e insatisfações. Queremos trabalhar esse fator, entender o que pode estar sendo falho no sistema e encontrar soluções que nos ajudem a melhorar todos os âmbitos dos empreendimentos locais. A partir desse entendimento proporemos medidas práticas e resolutivas para os problemas que forem identificados através de nossa ouvidoria”, analisou o Presidente da ACISSP/CDL, Dr. Matheus Colombaroli.

O presidente ainda lembrou que essa é a primeira instituição do estado de Minas Gerais a disponibilizar o serviço. “Nosso pioneirismo mais uma vez foi confirmado com a implantação da ouvidoria. Seguimos as orientações da Federaminas e nosso assessor se capacitou e passou pelo processo de certificação. Hoje estamos regulamentados, legalizados e aptos a prestar esse serviço aos nossos associados e aos consumidores locais”, completou Colombaroli.

As pessoas podem acessar o serviço através do site: www.acissp.com.br onde há um link para que a demanda seja registrada. Ainda podem ser apresentadas as demandas presencialmente no prédio da associação. As demandas apresentadas serão analisadas e os procedimentos necessários serão realizados de forma a chegar ao resultado possível. O prazo de resposta, em geral, é de 20 dias.