Programa prevê a integração entre empresas, estudantes e instituições de ensino como forma de incentivar o primeiro emprego, colocar e preparar os jovens para o mercado e diminuir custos para a empresa contratante.
O associado da ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) conta, dentre tantos serviços oferecidos, com o PROE (Programa de Estágios) que é um agente de integração entre estudante, empresa e instituição de ensino, que aplica o disposto na Lei 11.788, de 2008, para a contratação de estagiários por empresas públicas ou privadas e profissionais liberais. De acordo com a lei, este tipo de contratação obedece a especificidades trabalhistas e fiscais.
O programa tem diversas vantagens para os jovens e contratantes. No caso dos estudantes o PROE permite a aplicação prática do aprendizado recebido na escola, possibilitando melhor assimilação das disciplinas curriculares, propicia a avaliação da escolha profissional e supre eventuais lacunas da formação escolar. Ainda atenua o impacto da passagem da vida estudantil para a vida profissional, antecipa o desenvolvimento de atitudes e posturas profissionais com estímulo ao senso crítico e à criatividade.
No caso das empresas o estágio contribui para formar as novas gerações de profissionais com a rapidez e o dinamismo que as empresas precisam. Inspira a credibilidade e a admiração dos clientes ao demonstrar comprometimento social e ainda modela o estagiário de acordo com as necessidades e o perfil da companhia, ajudando a formar a identidade corporativa.
O atendimento aos estudantes inicia-se com o cadastramento no sistema, triagem, seleção e encaminhamento às desses jovens para as empresas. É analisado aspectos como as características pessoais, conhecimentos, habilidades, formação acadêmica e desempenho escolar, conforme as atividades que serão executadas e perfil definidos pela contratante para a vaga disponível.
No caso no atendimento das empresas, é feita a orientações de acordo com a lei que regulamenta os estágios. São observados os tipos de contratação, informando as vantagens e benefícios para as contratantes. É necessária a emissão de toda a documentação necessária como o termo de compromisso de estágio (Contrato), convênio com as instituições de ensino e as rescisões quando acontecerem.
Para acessar o Programa de Estágios, o estudante precisa ter 16 anos completos e estar matriculado e frequente na escola a partir do primeiro ano do Ensino médio ou curso Superior. Os documentos necessários para o cadastro são o CPF e RG e precisa ir pessoalmente na ACISSP/CDL ou, caso preferir, pode fazer seu cadastro através do site www.proe.org.br. As empresas públicas, privadas e profissionais liberais que quiserem utilizar o serviço precisam apenas ser associadas e entrar em contato com a entidade.
“É um serviço oferecido que une interesses dos estudantes que buscam acumular experiência profissional em busca do primeiro emprego e os empresários que podem ter jovens aptos a serem formados dentro das necessidades de sua empresa com a cultura corporativa correta. O PROE é um programa bastante usado pelos nossos associados e quem não o conhecer e se interessar pode procurar a ACISSP/CDL e buscar mais informações”, comentou o presidente da instituição, Dr. Matheus Colombaroli.
Para saber mais informações e sobre o PROE basta entrar em contato com a ACISSP pelo telefone (35) 3539-4400, pelo WhatsApp (35) 98845-4743 ou através do site: www.acissp.com.br.
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações