PESQUISA ACISSP/CDL APONTA CRESCIMENTO NAS VENDAS DO DIA DAS MÃES EM PARAÍSO
13/05/2022
PESQUISA ACISSP/CDL APONTA CRESCIMENTO NAS VENDAS DO DIA DAS MÃES EM PARAÍSO

Levantamento feito com associados mostra que a maioria teve melhores resultados em vendas neste ano em comparação com 2021. A média de crescimento foi de 20%.

Uma pesquisa feita pela ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso) e CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) com os seus associados mostrou que, para a maioria dos entrevistados, as vendas do dia das mães deste ano foi melhor que o mesmo período de 2021. Em outro levantamento realizado pela instituição sobre as expectativas de vendas, o maior número de lojistas pesquisados demonstrou otimismo e esperava o crescimento no movimento. Ambos questionamentos foram feitos para os mesmos estabelecimentos.

Na pesquisa aplicada nessa semana, entre terça e quarta-feira, 62,7% dos associados pesquisados responderam ter vendido mais no dia das mães desse ano quando comparado com a data em 2021. Outros 31,4% apontaram que o resultado apurado em 2022 ficou igual ao do período anterior e 5,9% disseram que suas vendas foram menores.

Com relação aos lojistas que responderam ter vendido mais esse ano, os números foram os seguintes:

- 20% dos associados disseram ter vendido 20% mais em 2022 em comparação com o ano passado;

- 20% apontaram que venderam 10% a mais em comparação com o período anterior;

- 17,1% dos pesquisados afirmaram que as vendas foram 30% maiores em 2022;

- 14,3% disseram que as vendas desse ano foram acima de 50% maiores quando comparadas a 2021;

- 8,6% responderam que as suas vendas foram 35% maiores;

- 2,9% disseram que venderam 5% mais;

- 2,9% apontaram que venderam 40% mais que o ano passado e

- 2,9% confirmaram ter um volume de vendas 50% maior esse ano em comparação com 2021.

Já os associados que responderam ter vendido menos no dia das mães desse ano quando comparado com o mesmo período de 2021 apontaram os seguintes percentuais de decréscimo:

- 33,3% responderam que venderam 10% menos esse ano em comparação com 2021;

- 33,3% disseram que as vendas foram 20% menores em 2022 em comparação com o ano passado e

- 33,3% apontaram que registraram 40% menos venda no último dia das mães quando comparado com 2021.

No levantamento realizado pela ACISSP/CDL antes do dia das mães, foi apontado que os associados entrevistados tinham grande expectativa de vendas na data (62,7%) e a maioria esperava que o movimento fosse muito melhor esse ano do que em 2021 (81,4%). Na média era esperado um crescimento de 30% nas vendas para o período, segundo apontou a pesquisa.

Comparando os números dos levantamentos, fica evidente que houve aumento de vendas do comércio local entre 10% e 30% entre a maioria dos estabelecimentos pesquisados, sendo o maior crescimento identificado em lojas de confecções e cosméticos/perfumaria.

“Os levantamentos feitos são importantes para medirmos as expectativas de nossos associados e conseguirmos identificar se ela foi alcançada ou não. No geral as vendas foram boas, com algumas áreas conseguindo aumentar seus resultados em mais de 50% em comparação com o ano anterior. Alguns segmentos não alcançaram o volume vendido em 2021 e este ano viram o movimento ser menor”, analisou o Presidente da ACISSP/CDL, Dr. Matheus Colombaroli.

“O mais importante dessas pesquisas é que elas nos dão parâmetros para entendermos os movimentos do comércio local, dos consumidores e, a partir daí, termos ferramentas para balizar nossas próximas ações, campanhas e até treinamentos que identificarmos que possam dar mais instrumentos e ferramentas para nosso comércio se fortalecer. O primeiro será em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) sobre excelência em vendas, já no mês de junho”, anunciou Colombaroli.