SAÚDE MENTAL E EMPREENDEDORISMO FOI TEMA DA REUNIÃO DA ACISSP MULHER
21/11/2023
SAÚDE MENTAL E EMPREENDEDORISMO FOI TEMA DA REUNIÃO DA ACISSP MULHER

Encontro mensal das empreendedoras componentes da Câmara setorial discutiu o bem estar mental e emocional através da palestra da psicóloga Tatiane Soares.

A ACISSP Mulher, Câmara Setorial da associação para o empreendedorismo feminino, realizou na última terça-feira, dia 17 de outubro, o seu encontro mensal que teve por tema saúde mental e empreendedorismo feminino, apresentado e discutido pela Psicóloga da Unimed, Tatiane Soares.

Segundo a Organização das Nações Unidas, uma em cada oito pessoas em nível mundial vive com problemas de saúde mental, o que pode afetar a saúde física, o bem-estar, a forma como se relaciona com os outros e os meios de subsistência.

Além disso, é comum no meio empresarial as pessoas assumirem muitos compromissos e obrigações, sem contar com as preocupações diárias de um empreendedor com o dia a dia da sua empresa, por isso o tema busca levar a reflexão com o cuidado do bem estar mental e emocional às associadas e promover o debate da necessidade de se observar esse importante aspecto.

Em sua palestra, Tatiane apresentou os aspectos a serem observados em nosso dia. Formas comportamentos que podem indicar desgaste mental, cansaço extremo ou algum tipo de estresse crônico que pode ter reflexo em nossa rotina, com queda de produtividade, isolamento social, dentre outros sintomas muito comuns, mas que na maioria das vezes as pessoas não associação à saúde mental, ou a falta dela.

Orientando as empreendedoras presentes, a psicóloga alertou para cuidados necessários, sendo um dos principais, o autoconhecimento de suas emoções e pensamentos, como forma de saber dos seus limites e quando é necessário procurar ajuda de um profissional.

“Não vamos ser fortes todos os dias e tudo bem. O que não podemos deixar acontecer é esse sentimento de fuga ou tristeza se tornar frequente”, orientou Tatiane.

Outro ponto destacado por ela é a falta de compromisso com a própria saúde mental. “As pessoas postam nas redes sociais quando vão na academia: ‘está pago’. Precisamos ter esse compromisso com nosso bem estar emocional e dizer que também ‘está pago’ nosso cuidado mental diário”, analisou.

Para a Presidente da ACISSP Mulher, Erica Dias Garcia, o encontro foi revigorante e esclarecedor. “Pudemos ampliar nossa percepção sobre os sintomas de males mentais que possamos estar desenvolvendo e nos despertou o compromisso desse cuidado diário e efetivo, um compromisso com nosso bem estar emocional”, completou Erica.

O próximo encontro acontece no mês de novembro.

Para conhecer mais sobre a ACISSP Mulher, os interessados podem acessar o perfil da câmara no Instagram através do @acisspmulher.