PREFEITURA E ACISSP LANÇAM PROJETO ARBORIZANDO PARAÍSO
21/11/2023
PREFEITURA E ACISSP LANÇAM PROJETO ARBORIZANDO PARAÍSO

O objetivo é plantar árvores em praças, canteiros centrais, áreas verdes e calçadas da cidade. Além do plantio, o projeto prevê a parceria com empresas parcerias para o cuidado com a muda plantada por seis meses.

A ACISSP e a Prefeitura de São Sebastião do Paraíso lançam na próxima terça-feira, dia 24 de outubro, o projeto Arborizando Paraíso. O evento de lançamento será às 9h da manhã nas praças São José e Nossa Senhora Aparecida e integram as comemorações dos 202 anos de fundação da cidade.

O objetivo do projeto será o plantio de árvores disponibilizadas pela Prefeitura de Paraíso, através do Viveiro Municipal da Secretaria de Meio Ambiente, contando com o apoio de empresários do município para a doação dos recursos para cobrir os custos de plantio e cuidados das mudas plantadas pelo prazo mínimo de seis meses.

Nesse período, uma empresa terceirizada deverá ser contratada para cuidar dessas plantas. Com isso se espera que a probabilidade da muda plantada conseguir florescer seja maior.

Para a operacionalização do projeto, a Prefeitura doa a muda, a ACISSP contrata a empresa especializada prestadora dos cuidados com as árvores recém-plantadas e as empresas parceiras, junto com a associação, custeiam o plantio e manutenção por seis meses.

As empresas que aderirem ao projeto terão uma tarja de identificação em cada muda doada, ou seja, uma tag será fixada em cada muda doada pelo parceiro identificando o benfeitor que possibilitou o plantio.

“Apresentei essa minha ideia há 1 ano, porém por questões logísticas somente agora estamos conseguindo realizar. A responsabilidade ambiental é de todos nós: pessoas físicas ou jurídicas. E as boas práticas hoje das empresas envolve o cuidado com o meio ambiente, muito debatido nas ações de ESG (sigla em inglês geralmente usada para se referir às práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa). Além disso, vamos incentivar a arborização de nossa cidade e o lançamento na véspera do aniversário de Paraíso é um verdadeiro presente para a Cidade dos Ipês”, analisou o Presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

Para o Secretário de Meio Ambiente, Renan Jorge Preto, o projeto era um desejo antigo da pasta e a parceria possibilitará uma maior taxa de sucesso do plantio. “Com empresas parceiras no projeto garantimos os cuidados básicos como rega e poda e o acompanhamento do desenvolvimento da planta. Isso pode fazer toda a diferença para que as mudas possam vencer o período inicial e possa crescer sadias e enfeitar as ruas da cidade, além de oferecer sombra e uma melhor qualidade do ar onde forem plantadas”, comemorou.

Os empresários interessados em conhecer o projeto podem procurar a ACISSP para mais informações, principalmente aqueles que já estão inseridos em projetos ESG ou que pretendem começar.