FETEC AGRO 2024 É REALIZADA COM SUCESSO EM PARAÍSO
15/08/2024
FETEC AGRO 2024 É REALIZADA COM SUCESSO EM PARAÍSO

Feira realizada entre os dias 18 e 20 de abril reuniu grandes empresas e público superior a 10 mil visitantes. Os negócios gerados na feira passam dos R$ 100 milhões.

A FETEC Agro (Feira Tecnológica do Agronegócio da Região de Paraíso) aconteceu na última semana, entre os dias 18 e 20 de abril no Parque de Exposições João Bernardes Pinto Sobrinho, a Expar, e foi um sucesso. Mais de 10 mil pessoas passaram pelo local e puderam ver as novidades apresentadas pelas empresas expositoras. No total, estima-se que mais de R$ 100 milhões em negócios foram concretizados nos três dias.

A feira, promovida pela ACISSP (Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de São Sebastião do Paraíso), através da ACISSP Agro, buscou promover um ambiente favorável para negócios agropecuários e abranger toda a região, que tem no campo o maior fator gerador de riqueza.

Durante sua realização a FETEC AGRO 2024 buscou oferecer um formato que atendesse os interesses dos produtores rurais e das empresas parceiras com ações que buscaram colocar todos os atores do agro em contato e, ao mesmo tempo, oferecer ao homem do campo vantagens, atingindo assim o objetivo de negócios, networking e convivência.

“Entendemos a necessidade aumentar nosso apoio ao principal setor produtivo local. Dessa forma a FETEC AGRO 2024 cresceu e, na minha visão, essa proposta foi alcançada. A ACISSP, que sempre teve uma ação mais efetiva no comércio e no setor de serviços, ganha força e musculatura para ser um parceiro de primeira hora do agronegócio da região de Paraíso”, analisou o Presidente da ACISSP, Dr. Matheus Colombaroli.

O evento reuniu empresas com atuação direta no agronegócio. Desde cooperativas, fornecedores de insumos, máquinas, veículos, serviços, novas tecnologias, sistemas de gestão modernos e aplicáveis a toda escala de propriedade rural, bancos e cooperativas de crédito que ofereceram linhas especiais de financiamento para os produtores rurais que fechassem negócio durante a feira.

Além disso a feira esse ano contou com espaços de difusão de conhecimento. As arenas do Conhecimento e Arábica promoveram, cada uma na sua proposta, as técnicas e atualizações a quem participou das palestras ou das oficinas de barismo.

Outro diferencial na FETEC AGRO 2024 foi a realização de provas equestres, como dos três tambores, em parceria com a Associação Amorequo e o resgate da exposição de animais nos pavilhões do parque de exposições, relembrando as festas da Expar que aconteciam no local e reunia as famílias.

Os resultados apurados foram comemorados. Foi utilizado um sistema de câmeras com inteligência artificial embarcada que fizeram o reconhecimento facial e contagem dos visitantes que foram acompanhados em tempo real. Utilizando esse recurso foram contabilizados 10.307 visitantes durante os três dias de feira. Além disso, 80% dos expositores declararam ter alcançado a meta para a FETEC AGRO. Não foi possível ainda apurar os valores finais negociados e prospectados durante o evento, mas se estima um valor superior a R$ 100 milhões.

“Foi o segundo evento desse porte. De forma geral foi muito positivo, pois conseguimos movimentar o setor agro de nossa região e provocamos todos os envolvidos no setor a participarem. Nossa avaliação final mostra o saldo positivo. estamos já pensando na próxima edição. A FETEC AGRO 2025 será ainda melhor. Vamos trabalhar para isso”, frisou o Diretor de Agronegócios da ACISSP, Gilson de Souza.

“Agradecemos aos 83 expositores presentes, que levaram mais de 100 marcas para a feira e que nos brindaram com tecnologias, máquinas e novidades do campo. Todos fizeram a FETEC AGRO 2024 acontecer. De um modo especial temos que reconhecer o apoio primordial da Prefeitura de São Sebastião do Paraíso, e a parceria com o Sicoob Nossocredito, Banco do Brasil, Volcafé, EPTV, UFLA, Emater e Equoterapia”, completou o coordenador da ACISSP AGRO, Leandro Galvão.

A associação já prepara os novos passos para ampliar sua presença no agronegócio. Os projetos e ações de incentivo a todos os setores rurais desenvolvidos na região de Paraíso e suas cadeias produtivas e comerciais encontrarão espaço na ACISSP AGRO.

Além disso, será realizado um festival do café no final do mês de outubro ou começo do mês de novembro, promovendo a qualidade do café da região.

“A ideia do festival do café é abordar outros temas. Vamos co-realizar com a Prefeitura de nossa cidade o Concurso de Qualidade do Café e promover a competição nos municípios vizinhos, com a possibilidade de fazermos uma etapa regional e termos os melhores cafés da Região de Paraíso”, adiantou o Diretor de Exportações da ACISSP, Aliomar Fernandes.

“A FETEC AGRO 2024 foi um evento com a marca do associativismo. Reunimos todas as cooperativas de produção do setor cafeeiro e de crédito instaladas em Paraíso. Tivemos empresas de todos segmentos e pudemos organizar um evento que fomentasse a economia regional. Seguimos os princípios da associação: de fortalecer nossos associados, inserir a comunidade e produtores rurais nesse círculo virtuoso de crescimento e desenvolvimento que o sistema associativista é capaz de gerar”, finalizou o Presidente Matheus Colombaroli.

A organização da feira agora analisa as avaliações do evento feitas pelos expositores para propor melhorias na estrutura para realização da FETEC AGRO 2025.