O levantamento, feito anualmente pela associação, busca captar as percepções dos empresários sobre a associação e as principais ações a serem desenvolvidas pela ACISSP/CDL em 2025.
A ACISSP/CDL realizou a pesquisa anual de percepção com seus associados. O levantamento realizado de 13 de janeiro a 28 de fevereiro reuniu um levantamento de opiniões de uma amostra de 7,02% dos empreendedores que fazem parte do quadro de associados.
Foram pesquisados itens como satisfação com os serviços da ACISSP/CDL, avaliação dos serviços, eventos, cursos e treinamentos realizados pela entidade. Da mesma forma foram abertos espaços para críticas, indicações e sugestões de palestras, cursos e treinamentos.
A pesquisa fez o levantamento dos serviços mais utilizados pelos associados da ACISSP/CDL que responderam ao questionário. Dentre todas as opções, destacaram-se as consultas e serviços de proteção ao crédito do SCPC e a emissão de certificados digitais como os mais citados. Outras opções que apareceram com bastante recorrência foram os planos de saúde, os cursos do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e o ACISSP Pay, plataforma de crédito, pagamento e oferta de benefícios, como Vale Alimentação.
Quando perguntada a avaliação dos serviços utilizados, todos foram muito bem avaliados pelos associados, com a soma das opções ótimo e bom chegando a 98%.
Outra pergunta queria saber quais cursos e treinamentos os associados desejam que sejam realizados pela ACISSP/CDL. A opção com mais citações foi relacionada a vendas e atendimento ao público. Aperfeiçoamento sobre marketing, com especificação aos meios digitais foi a segunda alternativa mais destacada e outro item com muitas citações foi sobre IA (Inteligência Artificial).
“Essas indicações são fundamentais para buscarmos os parceiros capazes de promoverem essas capacitações e treinamentos. Nossa equipe já está em contato para montarmos o calendário de cursos apontados na pesquisa”, comentou o Presidente da ACISSP/CDL, Dr. Matheus Colombaroli.
Outro ponto específico do levantamento quis ouvir os associados sobre as campanhas de prêmios promovidas pela ACISSP/CDL em datas comerciais importantes, como natal, dia mães, dentre outras. No espectro de respostas, 46% dos entrevistados afirmaram já ter participado em alguma oportunidade. A avaliação, de uma forma geral, foi positiva, mas diversas sugestões foram apresentadas, sendo a principal delas, a mudança do formato da ação.
“Já tínhamos a noção da necessidade de modernizar e mudar o formato de nossas campanhas do comércio, mas queríamos ouvir os empresários participantes para confirmar e essa confirmação veio. Apesar da boa avaliação das campanhas (quase 80% de ótimo e bom), a necessidade de mudança de formato ficou evidente nas respostas, principalmente quando abrimos as sugestões recebidas. Essa indicação foi acolhida e já estamos trabalhando para mudar o formato de ação nas datas mais importantes do ano para o segmento comércio”, analisou Colombaroli.
Outro levantamento feito pela pesquisa quis saber sobre a utilização de ferramentas de vendas pelos associados. A partir das respostas, apurou-se que 80% dos entrevistados dizem possuir meios digitais de comercialização, sendo o mais utilizado o WhatsApp, seguido pelo Instagram. Poucos associados disseram estar em ferramentas de Marketplace, como Mercado Livre, Magalu, IFood, Uai Rango, etc., e uma mínima parcela indicou possuir site ou aplicativo próprio para vender seus produtos.
“Essa é uma questão que tem sido foco de nossa atenção desde do início do meu mandato na ACISSP/CDL. Implementamos o ACISSP Shop em 2022, mas o projeto precisou passar por ajustes. Estamos desenvolvendo novas parcerias para promover essa digitalização das vendas pelos nossos associados pensando, inclusive, na utilização da IA como forma de automatização”, destacou o Presidente da ACISSP que continuou: “Aliás, teremos uma reunião sobre esse tema: a digitalização dos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviço associados. O objetivo é ouvir a demanda dos empreendedores e desenvolvermos uma ferramenta que seja útil para eles. A reunião será no dia 24 de março às 16h na associação, no qual já convidamos todos os empresários”, adiantou Dr. Matheus.
Numa parte do questionário, o entrevistado poderia listar as suas sugestões de maneira geral, e a recorrência de indicações foi com relação à dificuldade de contratação e manutenção dos funcionários que as empresas enfrentam. Foram sugestionadas a promoção de capacitações, realizações de cursos e forma de auxiliar os empregadores. “Temos o projeto Empregar dentro da associação e através de várias ações, buscamos amenizar essa dificuldade geral enfrentada não só aqui em Paraíso, mas na grande maioria dos municípios Brasileiros. Para ampliar a atuação, nossa diretoria de serviços está especialmente empenhada a trabalhar a questão com o apontamento de soluções que sejam possíveis ser desenvolvidas pela ACISSP/CDL”, explicou o Presidente da associação.
Além de todo levantamento, o questionário identificou ainda o melhor modo de comunicação com os associados que, segundo a pesquisa, preferem receber os comunicados e informações da associação pelo WhatsApp, mas também se informam pelas redes sociais.
“Essa pesquisa é fundamental para nosso trabalho pois nos indica o que nosso associado espera da ACISSP/CDL e é, sem dúvidas, uma forma de estarmos próximos daqueles que são o objetivo de uma associação. Nosso desejo é que a totalidade de empresários que integram nossas entidades pudessem responder o questionário, mas o levantamento amostral que temos em nossa pesquisa retrata bem a realidade do empreendedor paraisense e como podemos estar, enquanto entidade de classe dos empresários, próximos aos nossos associados”, concluiu Colombaroli.
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações